Glossário da Pele – Chronos


Agente umectante

Os umectantes, como a glicerina e o propilenoglicol, são substâncias que têm a capacidade de reter água na superfície da pele, prevenindo o ressecamento. Em alguns cremes, eles também facilitam a lubrificação da pele.

Antioxidantes

Os antioxidantes são as substâncias capazes de combater o ataque de radicais livres produzidos em nosso organismo de forma natural ou quando somos expostos a sol, poluição, fumaça de cigarro e stress.

Antissinais

De maneira geral, são produtos que visam prevenir o envelhecimento da pele. Eles contêm ativos com ação antioxidante, hidratante e outros ativos mais específicos, que atuam nos processos de formação de colágeno e na renovação celular.

Ácido salicílico

Ácido com propriedades esfoliantes que afina a camada mais externa da pele sem irritar, caracterizado por ser regularizador da oleosidade e facilitador da desobstrução dos poros. Contra a acne, é usado em sabonetes, géis, hidratantes e tônicos.

Bioativo

Bioativos são substâncias que têm mecanismos de ação biológica, ou seja, atuam nas reações que acontecem no interior das células.

Café

O café (Coffea robusta) possui em sua composição química de 1% a 2,5% de cafeína e substâncias como ácidos clorogênicos, com elevada capacidade antioxidante. No café verde, as concentrações desses ácidos são de três a cinco vezes maiores que na própria cafeína. Esses ácidos concentrados têm capacidade de preservação de importantes estruturas da arquitetura celular.

CAO

É a sigla para Complexo Antioxidante, uma mistura de ativos antioxidantes que atua em sinergia para conferir à pele maior proteção contra os efeitos nocivos dos radicais livres e, portanto, prevenir o envelhecimento precoce. O CAO desenvolvido pela Natura contém vitamina E, licopeno e extrato de café.

Ceramidas de maracujá

É um ativo de origem vegetal que atua na reparação da barreira cutânea. Diferentemente do Extrato de Passiflora, as Ceramidas de Maracujá são provenientes das sementes de outra espécie de maracujá: Passiflora edulis. A ceramida de maracujá é obtida por um processo enzimático, a partir do óleo das sementes do maracujá, e auxilia na reparação da barreira cutânea diminuindo a perda de água e, consequentemente, aumentando a hidratação.

Cinamato

Filtro químico dos raios UVB, presente nas fórmulas que contêm fotoproteção (FPS).

Colágeno

O colágeno é uma proteína que tem a função de dar sustentação às nossas células. Suas fibras unem e fortalecem os tecidos. Com o tempo, processos naturais e fatores externos combinados fazem com que percamos a capacidade de produzi-las.

Chá Verde

O chá verde (Camellia sinensis) tem grande concentração de catequinas, substâncias químicas com propriedades antioxidantes amplamente comprovadas e descritas na literatura científica.

Dermoglicídeos

São oligossacarídeos (açúcares) de origem vegetal, obtidos pela Natura por um processo biotecnológico desenvolvido em parceria com o fornecedor Solabiá, na França. Sua principal função é impedir o processo de glicação, que prejudica as fibras de sustentação da pele.

Derme

É a camada abaixo da epiderme, formada por células e fibras mergulhadas em um gel coloidal, ricas em proteína. Uma delas, o colágeno, é responsável por proporcionar resistência e firmeza à pele.

Elastina

A elastina é uma proteína que tem a função de dar sustentação à nossa pele. Suas fibras também unem e fortalecem os tecidos, no entanto são mais finas e de maior elasticidade e resistência.

Elastinol+R

O Elastinol+R atua no combate aos sinais de envelhecimento, estimulando a produção de colágeno, regulando a produção de elastina, fortalecendo o gel coloidal, redensificando a pele e promovendo a renovação celular. O Elastinol+R é uma combinação exclusiva de frações polissacarídicas. Assim, Elastinol+R significa uma evolução do Elastinol+, lançado em 2003 pela Natura em parceria com o prof. Dr. Ladislas Robert (Universidade Paris VI).

Emolientes

As formulações emolientes possuem combinações de água, óleo e gorduras que hidratam a pele e restauram a oleosidade perdida devido ao ressecamento.

Epiderme

É a camada mais superficial da pele, que acumula células mortas e em geral fica exposta à ação dos fatores externos, como vento, sol e poluição.

Extrato de castanha portuguesa

A castanha portuguesa é uma árvore de porte médio que produz ouriços dos quais se retiram as castanhas. O extrato obtido a partir delas é rico em açúcares e ácido urônico, que reduzem a ação das enzimas que promovem a descamação da pele. Assim, melhoram a manutenção da barreira cutânea.

Efeito tensor

Alguns compostos, como as Proteínas de Soja, têm a capacidade de reduzir momentaneamente linhas finas e rugas superficiais pelo fato de formarem uma rede na superfície da pele, que ganha leve aspecto esticado. É o efeito tensor imediato, benefício presente em muitas fórmulas da linha Chronos.

Esfoliação

A esfoliação é uma maneira de realizar um peeling mecânico, ou seja, de retirar as células mortas para dar lugar a uma pele mais nova, limpa e luminosa. Os produtos esfoliantes podem se apresentar em diversas versões, como creme, gel, sabonete líquido e até bucha de banho. As partículas que promovem a esfoliação da pele também variam, podendo ser de origem vegetal ou sintética.

Extrato de cacau orgânico

O ativo da biodiversidade brasileira desenvolvido com exclusividade pela Natura possui alto teor de catequinas e xantinas, fitonutrientes com grande poder antioxidante. Sua atividade antioxidante é amplamente descrita na literatura e foi comprovada por meio de diversos testes.

Fotoestabilidade

É a capacidade que um produto de proteção solar tem de permanecer por grande tempo na pele sem se degradar na presença de radiação. Muitos fatores podem interferir na fotoestabilidade do produto, desde o uso incorreto (em quantidades inferiores às recomendadas) até fatores ambientais, como vento e água.

Fibroblastos

Os fibroblastos, presentes na camada mais profunda da pele, sintetizam as proteínas de colágeno e elastina. São as células mais comuns do tecido conjuntivo.

Flacidez

A flacidez ocorre devido a uma diminuição do colágeno nos tecidos. Durante o envelhecimento, a flacidez acontece em decorrência da diminuição da produção de colágeno pelo organismo. Alguns ativos, como o Elastinol+R, desenvolvido pela Natura, são capazes de estimular a produção dessa proteína, redensificando a pele.

Flavonoides de passiflora

Ativo retirado da folha do maracujá-doce (Passiflora alata) por um processo tecnológico de purificação. Os flavonoides de passiflora reduzem as substâncias responsáveis pela produção das enzimas que atacam o colágeno e a elastina existentes em nossa pele. Representa, atualmente, uma das principais tecnologias presente nos produtos da linha Chronos para a prevenção de microdanos (veja mais em Microdanos).

FPS

FPS significa Fator de Proteção Solar. É uma medida que indica e eficiência de um filtro solar na proteção de raios UVB. Os produtos Chronos trazem em sua composição FPS 15, que, teoricamente, oferece 15 vezes mais proteção.

Glicação

É um processo lesivo de proteínas pela glicose. Antes, só se dava importância à glicação em doenças como o diabetes. Hoje, esse processo tem sido amplamente estudado para a prevenção dos sinais de envelhecimento, já que realiza ligações cruzadas entre as fibras, evitando que elas exerçam sua função essencial de elasticidade e firmeza.

Glicerina vegetal

É um produto com mais de 95% de glicerol, composto orgânico com capacidade de retenção de água na pele (ação umectante). É considerada uma matéria-prima de referência em hidratação. Hidrata a pele, sem deixá-la oleosa.

Glândulas Sebáceas

As glândulas sebáceas produzem a oleosidade (sebo) da pele. São numerosas e maiores na face e no couro cabeludo, mas não existem, por exemplo, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.

Hidratação

Manter a pele bem hidratada é fator fundamental para que ela permaneça saudável. Os cremes hidratantes formam uma fina película (filme) sobre a epiderme, impedindo sua desidratação com a reposição de ingredientes emolientes ou evitando a perda de água existente na pele. Fatores externos como frio, sol, vento e água quente normalmente acentuam a desidratação da pele.

Hipoderme

A hipoderme é a parte mais profunda da pele, abaixo da epiderme e da derme, também chamada de tecido subcutâneo.

Isoflavonas de soja

Com o passar do tempo, a oscilação dos hormônios femininos acentua sinais de envelhecimento. Substâncias denominadas isoflavonas, encontradas na soja e em seus derivados, possuem a capacidade de amenizar esses sintomas e sinais. A matéria-prima é desenvolvida a partir da espécie botânica Glycine max (L.) na reconstrução da pele, estimulando a síntese de colágeno. Proporciona o benefício de nutrição e reconstrução da pele com regeneração celular comprometida.

Jambu

O jambu (Acmella oleracea) é uma planta da família Compositae, originária da América do Sul e utilizada na medicina popular para, por exemplo, aliviar dores de dente. Suas propriedades são atribuídas principalmente ao Espilantol, que é anestésico e age sobre as microtensões da pele. A Natura, juntamente com a Centroflora, desenvolveu e patenteou o Extrato de Jambu, um ativo proveniente de um rigoroso processo de extração e concentração do Espilantol (cerca de mil vezes).

Licopeno

Princípio ativo extraído do tomate, presente no Complexo Antioxidante Natura (CAO) , o licopeno é uma substância que pertence ao grupo químico dos carotenóides, que são pigmentos orgânicos sintetizados por plantas e alguns microrganismos. Pertence à mesma família do betacaroteno, sendo extraído do tomate. Devido à sua estrutura química especial, é considerado o carotenóide com o maior potencial antirradicalar sobre uma das formas mais importantes de radicais livres geradas no organismo.

Linhas (ou rugas) de expressão

São rugas causadas pelo impacto dos movimentos repetitivos dos músculos do rosto. Em geral, são acentuadas na lateral externa dos olhos, na testa, entre as sobrancelhas e no contorno dos lábios.

Lipoperoxidação

A lipoperoxidação é o resultado do ataque oxidativo dos radicais livres. É uma reação de auto-oxidação que deteriora os lipídios componentes da membrana das células, causando efeitos tóxicos em nível celular. Esse processo tem sido associado a diversos mecanismos de envelhecimento da pele.

Manchas

Há muitos tipos de manchas, e elas podem surgir por diversos fatores, como predisposição genética, alterações hormonais e exposição solar. Os produtos cosméticos, em geral, buscam clarear e uniformizar o tom da pele atuando em manchas de sol e de envelhecimento.

Manteiga de cupuaçu

A manteiga de cupuaçu (Theobroma grandiflorum), extraída a partir do óleo da semente desse saboroso fruto amazônico, tem propriedades hidratantes e emolientes. Além disso, é rica em ácidos graxos que auxiliam na reparação da barreira cutânea, o que protege a pele e impede a perda de água, ajudando, assim, a manter a hidratação e a elasticidade da pele.

Manteiga de murumuru

A manteiga de murumuru (Astrocaryum murumuru Mart), extraída da amêndoa dessa palmeira típica do estado do Pará, é utilizada nas formulações para conferir emoliência. É composta basicamente de triglicerídeos e contém 40% de gordura com alta concentração de ácidos graxos, que auxiliam na reparação da barreira cutânea.

Microdermoabrasão

O termo designa um procedimento médico de aplicação de jatos de cristais sobre a pele, o que remove as células mortas, promovendo a renovação celular e deixando a pele com aspecto mais liso, luminoso e uniforme. Recentemente, as empresas cosméticas passaram a adotar o uso de partículas, que se aproximam dos efeitos dessa técnica dermatológica, em seus produtos de esfoliação.

Microcirculação

É a circulação que ocorre em vasos muito finos e está ligada à função de realizar trocas de substâncias entre os capilares e os tecidos. Quando, por exemplo, aplicamos um produto para o corpo em movimentos circulares, estamos favorecendo a microcirculação.

Microdanos

Fatores externos como poluição, radiação solar e stress provocam microinflamações e liberação de substâncias que aumentam a produção de enzimas, o que degrada as fibras de colágeno e elastina, muito importantes na formação da estrutura da pele. Isso causa microdanos na estrutura cutânea. Embora não visíveis inicialmente, eles evoluem para a formação de rugas e intensificam as já existentes.

Microtensões

As microtensões da pele são causadas pelos movimentos musculares repetitivos do rosto e pelas expressões que fazemos quando, por exemplo, comemos, rimos ou choramos. Sem cuidados, elas formam as chamadas rugas de expressão.

Nanotecnologia

Nano é uma palavra de origem grega que quer dizer “anão”, “muito pequeno”. Esse universo tecnológico minúsculo envolve partículas do tamanho da bilionésima parte de 1 metro. Na cosmetologia, essa tecnologia tem sido muito estudada para a entrega de ativos e benefícios em forma de nanopartículas.

Não-comedogênico

Um produto não-comedogênico é aquele que não causa acne. São fórmulas com ativos que não obstruem os poros.

OPC de sementes de uva

Ativo com fortes características antioxidantes à base de polifenóis de sementes de uva. Compensa as deficiências cutâneas ligadas às modificações hormonais. Estimula a renovação celular, auxilia no tratamento da acne, de manchas e no combate ao stress.

Peptídeos de Arroz

O interesse pelo uso do arroz em cosméticos iniciou-se quando se observou que a pele das mãos das pessoas que produziam o saquê – bebida destilada do arroz – era mais macia e suave. Desde então vários estudos têm investigado as propriedades do arroz em nutrir e reenergizar a pele graças à composição rica em proteínas, água e amido. Essas proteínas podem ser quebradas em partes menores chamadas peptídeos, mais facilmente absorvidos pela pele.

Proteínas

As proteínas são moléculas formadas por aminoácidos (ou ácidos orgânicos). Da mesma forma como os tijolos formam uma parede, os aminoácidos se unem para formar as proteínas. As proteínas são responsáveis pela formação dos tecidos e dos órgãos de nosso corpo, mas também são importantes em várias funções orgânicas, como o equilíbrio hormonal e a resistência do organismo.

Proteína de soja

É uma matéria-prima desenvolvida a partir da espécie botânica Glycine soja, que, associada a uma fórmula, tem capacidade de reduzir momentaneamente linhas finas e rugas superficiais, causando efeito tensor imediato e a chamada “firmeza de fora para dentro”.

PCA de Zinco

Complexo antioleosidade em geral presente em cosméticos antibrilho para pele oleosa e mista.

Queratinócitos

São células presentes na epiderme responsáveis pela proteção e regeneração da queratina da pele.

Radicais Livres

Os radicais livres são moléculas oxidantes altamente reativas e instáveis, produzidas por nosso organismo quando transformamos alimento em energia. Fatores como poluição, radiação solar e stress aumentam a produção de radicais livres nas células cutâneas. Seu excesso é nocivo e destrói estruturas importantes da pele, provocando a formação de novas rugas e intensificando as já existentes.

Raios UVA

Existem dois tipos de raios solares (radiação). O UVA, responsável pelo bronzeamento, penetra na camada mais profunda da pele (derme). Seu efeito não causa sintomas imediatos, como vermelhidão na pele, mas tem efeito cumulativo e degenera as células, causando o fotoenvelhecimento.

Raios UVB

Os raios UVB afetam a superfície da pele (epiderme), causando queimaduras, bolhas, vermelhidão e escamação, além de lesões que podem levar ao câncer de pele. A eficácia de um filtro solar em proteger a pele dos raios UVB é medida por meio do Fator de Proteção Solar (FPS).

Rugas de expressão

Vincos na pele gerados pelas contrações dos constantes movimentos dos músculos faciais, que tensionam as camadas da pele, alterando sua estrutura e sua funcionalidade. A passagem do tempo e a repetição dos movimentos demarcam esses pontos, tornando-os cada vez mais profundos e formando as rugas de expressão. Em conjunto com o processo de envelhecimento promovido por fatores externos e internos, essa pressão mecânica que a pele sofre estimula ainda mais a formação precoce de rugas.

Sérum

Cosmético de textura aquosa com concentração maior de ativos que a dos produtos habituais. Sua textura peculiar aumenta a capacidade de absorção pela pele, tornando-o mais eficaz.

Sinais

Marcas de expressão, flacidez e rugas moldadas em maior ou em menor intensidade em nosso rosto dependendo dos hábitos, da genética e do estilo de vida.

Spilol

O extrato vegetal proveniente do jambu (Acmella oleracea) é uma das principais tecnologias de descontração das microtensões da pele e está presente nos produtos da linha Chronos para tratamento das rugas de expressão.

Stress oxidativo

O stress da rotina aumenta a produção de radicais livres nas células da pele. Seu excesso é conhecido como stress oxidativo, que diminui a produção de colágeno e, consequentemente, a firmeza dos tecidos, facilitando o aparecimento de sinais.

Tocoferol

Ativo antioxidante clássico, protege as membranas celulares e auxilia na formação das fibras de colágeno e elastina, além de manter suas funções, devido a ação antirradicalar. Nos produtos, apresenta-se na forma de acetato de tocoferol, que é mais estável.

Tonificação

Os tônicos complementam a limpeza da pele, removendo células mortas e vestígios de maquiagem. Devolvem ao tecido seu pH natural, refrescando, suavizando e preparando a pele para a hidratação.

Vitamina C

Poderoso antioxidante, age contra o envelhecimento, estimula a microcirculação sanguínea e tonifica a pele. Seu uso tópico, em creme, loção, sérum ou musse, estimula a formação de colágeno e inibe a enzima que participa do processo de formação da melanina na pele, favorecendo o clareamento de manchas.

Vitamina E

Exerce papel fundamental na preservação das membranas celulares por sua ação de captura de radicais livres. Assim, a vitamina E interrompe o efeito cascata de formação de mais radicais, protegendo as estruturas cutâneas (como elastina e colágeno) e minimizando a degradação da pele.

Fonte: Natura Pele

About these ads

9 thoughts on “Glossário da Pele – Chronos

  1. Parabéns a Natura pela matéria! sou pós graduada em tecnologia cosmética e achei o conteúdo muito bom, direto e bem objetivo e esclarecedor para seus consumidores.

  2. a pergunta não foi se fazem testes em animais… a perg foi “quais desses são de ORIGEM animal??”, ex: glicerina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s