Cadeia Sustentável da Ekos


Valorização da cultura e da biodiversidade do Brasil

Ganham a cultura e a biodiversidade brasileira, que são valorizadas pelos sabonetes Natura Ekos.

Natura Ekos reconhece e valoriza a importância do patrimônio natural e cultural brasileiro e do conhecimento tradicional para conservação da cultura brasileira e da biodiversidade.

Somos uma marca Brasilianista, que estuda, conhece e se inspira profundamente no nosso país, convidando a todos a redescobrir o Brasil através dos nossos produtos.

Resgatamos, valorizamos e difundimos as tradições e manifestações culturais brasileiras. Reconhecemos o valor e as histórias de cada ativo e das pessoas que se relacionam com ele. Desta forma, deixamos esta cultura permanentemente acesa.

Somos pioneiros em um modelo de negócios sustentável, com práticas inovadoras de relação com comunidades tradicionais e repartição de benefícios por Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional. Por ser de vanguarda, esse modelo abre caminhos desconhecidos com erros e acertos. Por isso, a transparência é fundamental, bem como o compromisso de constante aprendizado e evolução.

Responsabilidade Socioambiental

Ganham as tradicionais comunidades produtoras dos ativos, pois conquistam uma fonte de renda com a venda dos frutos para a Natura e com a conservação da sua cultura. Ganha também a floresta, que permanece preservada com o cultivo orgânico destes frutos.

A marca Ekos possui um modelo pioneiro de fazer negócios de forma sustentável. Desenvolvemos produtos que mantêm a floresta em pé, em parceria com 19 comunidades rurais, envolvendo um total de 1.714 famílias. São 14 ativos da biodiversidade brasileira, cujo fornecimento e repartição de benefícios geraram recursos de mais de R$ 8,5 milhões. Dessa forma, Natura EKOS apoia o desenvolvimento social, o fortalecimento da economia, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental destas comunidades. Uma rede em que todo mundo ganha.

Assim, conectamos e promovemos vínculo entre comunidades tradicionais, força de vendas, consumidores, ONGs, governo. É uma rede viva que respeita a importância de todos e convida cada um a participar do seu jeito.

Veja exemplos desse modelo, suas histórias e resultados.

- Preço justo

A Natura, em seu relacionamento com as comunidades fornecedoras, sempre trabalha com o conceito do preço justo. Isto quer dizer que os preços pagos pelos insumos vegetais devem cobrir todos os custos de produção, beneficiamento e comercialização, incluindo um bom retorno para os agricultores, e considerando a gestão das cooperativas e associações e os impostos previstos para cada tipo de produto comercializado. Estes preços são definidos a partir de coeficientes técnicos levantados localmente e acordados com os grupos envolvidos na produção, de forma participativa.

Tecnologia verde

Ganha o meio-ambiente com as iniciativas de processos sustentáveis para redução do impacto ambiental, sinal de compromisso e respeito com a geração atual e as futuras.

Os produtos Natura Ekos são desenvolvidos a partir de tecnologias verdes, em busca da redução do impacto ambiental. Possuem fórmulas vegetalizadas, que priorizam o uso de matérias-primas de fonte renovável e ativos com certificação de origem, sejam de cultivo orgânico ou de manejo florestal sustentável. Usam também embalagens que priorizam materiais recicláveis e reciclados, reutilizando materiais pós-consumo.

Conheça algumas tecnologias verdes de Natura Ekos:

- Álcool Vegetal Orgânico

O álcool utilizado em toda a perfumaria de Natura Ekos é orgânico e produzido de forma sustentável e socialmente responsável, pois vem de cana-de-açúcar colhida sem queimadas e cultivada sem o uso de agrotóxicos e adubos químicos. A cana é integrada a áreas de vegetação nativa, como pequenas matas, rios e lagos; portanto, a plantação do álcool orgânico conserva a biodiversidade local e ajuda a reduzir o impacto ambiental.

- PET Reciclado

Procuramos usar embalagens recicláveis ou recicladas em nossos produtos, como o PET usado nos Óleos Trifásicos.

O PET reciclado é produzido a partir de garrafas vazias, fios, fitas e inúmeros outros restos de PET que já foram utilizados e jogados fora. Este material vem de cooperativas organizadas e capacitadas de pequenos catadores – que antes trabalhavam em lixões sem qualquer condição de higiene e segurança. Exemplo: o Projeto CataBahia fornece esta matéria-prima para a Bahia PET, que processa o material reciclado para a produção das embalagens para a Natura. O resultado é um PET reciclado com as mesmas qualidades do PET virgem.

- Rastreabilidade e Certificação

Para garantir que os insumos utilizados como matéria-prima na formulação de nossos produtos sejam extraídos de maneira sustentável e favoreçam socialmente as comunidades extrativistas, elaboramos o Programa de Certificação de Matérias-Primas Vegetais, em 2008. O objetivo é promover o cultivo e o manejo sustentável por meio da certificação das áreas de plantações e florestas nativas.

Tipos de manejo dos ativos de Ekos:
- Cultivo: preparação do solo, planta e colhe
- Extrativismo ou manejo: está disponível na natureza
- Agrofloresta: misto dos dois (a floresta nativa oferece recursos e associamos plantações/cultivo)

A Natura busca ter rastreabilidade e acompanhamento da forma de manejo dos seus ativos. A certificação serve para que um terceiro órgão (imparcial) confirme esta forma de cultivo ou manejo. A maioria das empresas certifica para poder cobrar mais do consumidor pelo item com certificação. A Natura não repassa este custo. Fazemos isto para garantir a sustentabilidade das pessoas e do ambiente que está na ponta da cadeia.

O Programa de Certificação é um importante instrumento de construção da cidadania, pois incorpora grupos de agricultores familiares e de comunidades tradicionais na cadeia de negócios da Natura, gerando renda e estimulando a organização local. Conforme as particularidades de cada região e da área produtiva, adota três modelos diferentes de certificação: orgânica, florestal e de agricultura sustentável, obedecendo, respectivamente, aos critérios do Instituto Biodinâmico, do Forest Stewardship Council e da Sustainable Agriculture Network. Abaixo descrevemos os parâmetros da certificação orgânica e florestal:

Orgânica: garantia de não utilização de insumos químicos
- Social: Para garantia de boa condição de vida do trabalhador rural, que não tem contato com o insumo químico.
- Ambiental: não contamina o solo e o ambiente
- Consumidor: garante desde a origem que o ativo não teve contato com insumo químico, que pode ser transferido para a pele e causar prejuízos

Florestal: garantia do sistema de manejo florestal.
- Social: comunidade participativa.
- Ambiental: os recursos são extraídos da natureza de forma correta, garantindo para as futuras gerações.
- Econômico: recursos gerados são para todos da comunidade (prestação de contas da cooperativa).

De um total de 14 ativos presentes em Ekos, 80% são certificados e os outros 20% contam com planos para serem certificados ao longo dos próximos anos. Nos processos de certificação, a Natura, em alguns casos, apóia os grupos locais para que estejam capacitados e organizados para certificarem seus ativos, sempre com a perspectiva de autonomia de gestão da certificação por estes grupos após alguns anos. Estes apoios fizeram parte da estruturação da cadeia de 65% dos ativos certificados de Ekos.

Nossas parcerias se estendem a diversas regiões do país. Alguns fornecedores habitam e realizam suas atividades extrativistas em áreas protegidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação, como as comunidades da Reserva Extrativista do Médio Juruá, no Amazonas, e a Comunidade São Francisco, que fica na Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Iratapuru, no Amapá. Lá, onde são manejados a castanha-do-brasil, a copaíba e o breu branco, as áreas de extração ocupam aproximadamente quatro mil hectares dos 842 mil da reserva. Já na Reserva Extrativista do Médio Juruá, que tem 253 mil hectares de área protegida, a extração de andiroba e murumuru ocorre num espaço inferior a 1% desse total.

- Refil

Um dos principais compromissos da Natura no seu desenvolvimento de produtos é pensar em embalagens cada vez menos agressivas para o meio ambiente.

Assim, Natura Ekos segue essa diretriz da empresa e através dela promove a responsabilidade ambiental e estimula o consumo consciente.

A diferença de impacto ambiental com o uso de refil, em comparação à embalagem regular é significativo. Além de ser uma opção mais econômica para o consumidor, pois em média custa 20% mais barato que o produto regular, o refil consome em média 30% menos recursos naturais do que a embalagem regular. Isso significa que, ao optar pelo refil, o consumidor está contribuindo para a preservação do meio ambiente.

- Tabela Ambiental

Nas nossas embalagens de produtos temos uma Tabela Ambiental, que oferece informações ao consumidor que vão desde a escolha e obtenção da matéria-prima até a origem e o descarte da embalagem no meio ambiente.

Os indicadores utilizados refletem a nossa preocupação em fazer uso mais consciente dos recursos naturais e permitir que o consumidor faça uma escolha consciente dos produtos que consome. Alguns deles são: formulações e embalagens de produtos; percentual de ingredientes de origem vegetal renovável; percentual de ingredientes vegetais naturais na fórmula; se as matérias-primas utilizadas possuem certificação de origem; se a embalagem pode ser reciclada; percentual de material reciclável; e número recomendado de refilagens.

- Uso de Ativos da Biodiversidade Brasileira

Um de nossos principais vetores de inovação é o uso sustentável da biodiversidade. Traduzimos esse conceito com a criação e o desenvolvimento de novos produtos utilizando espécies nativas e exóticas, com o uso de modelos ecológicos de produção vegetal, com o programa de certificação de insumos e em parcerias com fornecedores rurais, como comunidades tradicionais e agricultores familiares que podem contribuir para a conservação da biodiversidade. Trabalhamos no sentido de estabelecer um novo marco regulatório de acesso à biodiversidade brasileira para proteger o patrimônio genético nacional e garantir condições favoráveis de pesquisa e desenvolvimento.

Depois de meses de estudos, elaboramos e aprovamos, no final de 2008, a Política de Uso Sustentável da Biodiversidade e do Conhecimento Tradicional, que será implementada, em sua totalidade, ao longo de 2009. A política procura atender aos preceitos da Convenção sobre Diversidade Biológica, assinada pelo Brasil durante a ECO-92.

O documento estabelece o uso da biodiversidade como vetor de desenvolvimento sustentável, a valorização das relações éticas e transparentes com os diversos públicos, a aplicação do princípio do consentimento prévio fundamentado, a complementaridade entre o saber tradicional e o rigor científico no desenvolvimento de produtos, o envolvimento dos stakeholders, a formação de redes, a valorização do patrimônio cultural e dos conhecimentos tradicionais como elementos da sustentabilidade socioambiental local e global, a minimização de impactos, o manejo sustentável, a certificação e, por fim, a repartição de benefícios, a valorização do trabalho e o preço justo com base na análise das cadeias de valor.

- Vegetalização das Fórmulas

A iniciativa faz parte da estratégia da Natura de vegetalização de todas as suas fórmulas. O objetivo é substituir as matérias-primas de origem animal, mineral ou sintética, por matérias-primas vegetais. Com essa iniciativa, além de reduzir o impacto ambiental, reafirmamos seu compromisso com a sustentabilidade e na promoção do consumo consciente.

Os óleos minerais disponíveis no mercado são resultado de uma mistura de hidrocarbonetos obtida a partir de uma rigorosa purificação do petróleo. Atualmente o uso dos combustíveis fósseis é considerado uma grave ameaça à atmosfera e ao meio ambiente, pois a estimativa é que, em 40 ou 60 anos, o mundo se encontre sem gás natural ou petróleo. Assim, desde 2005 utilizamos a oleína de palma como o principal ingrediente dos óleos vegetais e da massa vegetal em todos os sabonetes líquidos, barra e nos óleos trifásicos e de massagem de Natura Ekos. Trata-se de um ativo de origem brasileira, 100% vegetal, cultivado de forma sustentável e obtido sem utilização de produtos químicos.

Produtos

Ganham em qualidade os produtos de Natura Ekos, que promovem um encontro com a natureza e a biodiversidade brasileiras.

Associamos o uso da biodiversidade brasileira à tecnologia para desenvolvermos produtos com texturas inusitadas, fragrâncias que evocam a exuberância das nossas matas e florestas e cuidado para o corpo.

O resultado são criações cosméticas de alta qualidade, que proporcionam prazer e bem-estar, com design inspirado nas formas da natureza.

A consultora

Ganha a Consultora Natura, que conhece os benefícios dos produtos e os oferece aos seus clientes criando uma relação de qualidade, baseada no entendimento e no atendimento de suas necessidades.

Pela relação com seus clientes, a Consultora Natura é estimulada ao desenvolvimento pessoal, material e profissional, e estimulada a se tornar um agente de transformação, contribuindo para a disseminação do conceito do bem estar bem e para a construção de uma sociedade mais próspera, mais justa e mais solidária.

O consumidor

Ganha o consumidor, que recebe produtos de qualidade que proporcionam uma experiência para os sentidos.

Aos utilizar os produtos de Natura Ekos, o consumidor oferece a seus sentidos uma experiência completa de cuidados com o corpo, ao mesmo tempo em que descobre novas histórias, religa-se à cultura do Brasil e valoriza o conhecimento das populações que souberam preservar os tesouros naturais do nosso país.

Fonte: Natura Ekos

Veja o vídeo dos novos Sabonetes da linha Natura Ekos:

About these ads

4 thoughts on “Cadeia Sustentável da Ekos

  1. trabalho em uma firma de geleia organica e um dos produtos que são separados são as sementes do maracujá azedo me falaram que é bom para fabricar produtos a desfoliante de pele, se a empresa tem interesse em compra essa matéria prima.

  2. preciso saber como fazer encomenda e qual a procentagem dos descontos e se tenho como pagar a vista
    fico no aguardo.

    Elenice Auler

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s