Etnia – Tons de Pele


Etnias

Uma pesquisa da Unicamp realizada em 2005 identificou 125 tons diferentes de pele no Brasil, e a cada dois anos surgem mais quatro tons.

Encontramos 11 tipos étnicos que representam as variações de pele encontradas no país.

Tons de peles

Pele muito clara

A loira de pele muito clara, descendente de alemães, holandeses e italianos, é encontrada, em grande parte, no sul do Brasil. Normalmente tem dificuldade de se bronzear e a sua pele é muito sensível.

Pele clara bege

Esse tom também é muito encontrado no sul do País. Em alguns casos, as sardas alteram a pigmentação, portanto é preciso evitar o sol em excesso. A pigmentação predominante é bege.

Pele clara amarelada ou oriental clara

A morena de pele clara tem origem européia, mediterrânea e moura. Ela se bronzeia com um pouco mais de facilidade e está por todo o País, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Esse tipo de pele tem como característica uma pigmentação mais amarelada. Encontram-se neste grupo também as orientais de pele clara.

Pele clara rosada

Pele clara e cabelos castanhos. Outra face bem brasileira que vem da mescla de italianos, portugueses, espanhóis e franceses. Esse tipo de pele possui uma pigmentação mais rosada.

Pele morena rosada ou oriental rosada

Essa cor é um tom acima da anterior. Com a mistura de raças, além da pigmentação amarela (que é predominante), a pele oriental apresenta outros tons de pele que passam pelos bronzeados e rosados. Essa tonalidade serve também para as morenas em geral, com pigmentação mais rósea.

Pele morena amarelada ou oriental amarelada

A morena dourada, de olhos castanhos, é a mais popular do Brasil. Sua beleza é única. A pigmentação predominante da pele é mais amarelada.

Pele morena escura / bronzeada ou oriental bronzeada ou mestiça

Essa morena é mais encontrada normalmente nas regiões Centro-Oeste e adquire um tom bronzeado com facilidade. É outro tipo bem brasileiro. As orientais bronzeadas, e as mestiças em geral, também se enquadram nesse grupo. Sua pigmentação predominante é amarelada.

Pele mulata amarelada

Brasileiras bem temperadas, as mulatas são a mais pura tradução da nossa mestiçagem. Mistura do branco com o negro, ou com o índio, elas têm em geral uma pigmentação mais amarelada.

Pele mulata escura

Esse tipo de pele tão original no Brasil encontra-se em todo o País, principalmente no Norte e Nordeste. São peles que normalmente se bronzeiam com muita facilidade e, portanto, sua pigmentação tornase mais escura e acinzentada com o tempo.

Pele negra amarelada

No País mais mestiço do mundo, a mulher negra aparece com traços tão diversos quanto os tons da pele. A grande maioria possui uma pigmentação mais amarelada. Esse grupo de mulheres descende de negros e índios.

Pele negra escura

As peles negras mais escuras pedem um produto que realce o tom, com cobertura suave que preserve o brilho natural. O tom de pele mais acinzentado e escuro normalmente provém de descendentes de negros puros.

Veja o que combina e o que não combina com seu tom de pele na hora da maquiagem:

01 ORIENTAIS

02 BRANCA

03 MORENA_AMARELADA

04 RUIVA

05 NEGRA_CLARO

06 NEGRA_INDIA

07 NEGRA_EBANO

Fonte: Marcos Costa

Aproveite o Ciclo 12/2009 com toda a linha Natura Aquarela com promoções imperdíveis, além de estar com novas embalagens, novas cores e texturas com mais benefícios.

About these ads

6 comentários sobre “Etnia – Tons de Pele

  1. Legal.. Meu Paii e Negro e Minha Mãe e brancaa.. e sou Mulata…
    Minha Professora disse que soh existe 2 Cores de peles No Mundo, a Branca e a Negra!!

  2. não achei tão verdadeira essas diferenças de cor de pele com as regiões do país, pois tenho pele clara , sensivel ao sol, não sou do sul do país e muito menos tenho decendencia europeia.

  3. Bom dia, gostei do post, muito interessante mas a minha grande dúvida seria saber como distinguir o tipo de pele. Hoje existem contas para negros nas universidades por exemplo e gostaria de saber exatamente avaliar isso… creio que não tenha nenhuma relação com o que o post propõe mas quis deixar meu registro assim mesmo! Abs.

  4. achei interessante este post, mas ainda acho q existe uma variação bem maior que esta do tom de pele do brasileiro. é impossivel determinar um número preciso. mas gostei das sugestões de cores de maquiagem de Marcos Costa.

    vlw!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s