Refil


Pequenas atitudes podem contribuir para a construção de um mundo melhor.

refil01

Em 2005, a Natura deixou de colocar no mercado 2,2 mil toneladas de embalagens com a venda de refis. Esta conquista, que não seria possível sem a sua participação, colaborou para diminuição do descarte de resíduos sólidos no meio ambiente.

A produção de refis comparada à das embalagens regulares reduz o consumo de matéria prima no planeta e diminui o impacto ambiental.

Mas não é só quem produz que tem um papel nesta história. Quem consome também deve ter uma atitude consciente, evitando o desperdício e escolhendo materiais que podem ser reaproveitados.

refil

O uso de refil é um bom exemplo para se tornar um consumidor consciente. Além disso, esta é uma prática mais econômica pois geralmente os refis são mais baratos que as embalagem regular.

Três passos para fazer a diferença: Os 3 Rs

3rs

Reduzir: O refil é feito de um material diferente da embalagem regular. Esse material utiliza menos matéria prima para ser produzido que a embalagem regular, ou seja, exige menos recursos da natureza para ser fabricado e gera menos resíduos depois de descartado.

Reutilizar: O refil proporciona a reutilização da embalagem regular do produto. Existem muitas embalagens e materiais que podem ser reaproveitados, evitando gastos e desperdícios.

Reciclar: O plástico usado no refil é reciclável e pode se transformar em novos produtos. Por isso é tão importante separarmos o lixo em casa e garantir que ele seja recolhido da forma correta.

Natura e o refil – Um passo pioneiro na conquista de um mundo melhor!

refil_tempos

1983 - A Natura foi a primeira empresa brasileira de cosméticos a lançar produtos com refil. O 1˚ refil foi lançado em outubro de 1983, com a linha Somma.

1984 -Em 1984, o refil foi introduzido em três outras categorias de produtos: shampoos, desodorantes e sabonetes cremosos. Destaque para a linha Erva Doce.

1993 - Transcorridos quase dez anos, a empresa saiu na frente ao desenvolver o primeiro refil para potes, na apresentação de Natura Chronos Gel Creme, em 1993.

2000 - Lançada em 2000, a linha Natura Ekos já foi concebida com a grande parte de seus produtos também em versão refil.

2005 – Em 2005, já são mais de 90 produtos com refil em diversas linhas: Natura Chronos, Natura Criança (em 2008 passou a ser Naturé), Natura Ekos, Natura Erva Doce, Natura Homem, Natura Sève, Natura Interage, Natura Plants, Perfumaria Natura, Natura Tododia, Natura Mamãe e Bebê.

Medindo o Impacto Ambiental

O impacto ambiental de uma embalagem pode ser calculado através de uma metodologia chamada ACV (Avaliação de Ciclo de Vida), que leva em conta todas as etapas do  processo produtivo – desde a extração de recursos naturais até a transformação, passando pela fabricação, uso e descarte final.

impacto_ambiental

A ACV auxilia no desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos, com menor impacto ambiental quando comparados com a embalagem regular:

Para saber mais, clique aqui

Fonte: Natura

About these ads

9 thoughts on “Refil

  1. O que houve com os refis da linha de hidratantes Tododia? Porque não são mais vendidos?

  2. Uso o desodorante natura para homem com o refil e gostaria de saber se as embalagens do refil são retornáveis. Caso seja posso retornar na própria loja onde adquiri o produto. Se não fica a sugestão como um próximo passo de uma linha de produção sustentavel

  3. Se é tão importante os refis, porq foi tirado o do NATURA HOMEM ???

    E tbm, porq n colocar refil para os perfumes???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s