Rotavírus – Informações Gerais para os Pais


rotavirusSe o seu filho tiver entre 3 e 24 meses de idade e começar, de repente, a apresentar vômitos, diarréia e febre, existe uma alta probabilidade que esteja ocorrendo uma infecção por rotavírus.

Um vírus chamado rotavírus é um dos principais responsáveis pelas diarréias nas crianças. Até os 3 anos de idade, quase todas elas já tiveram ao menos um contato com este vírus. As diarréias também podem ser causadas por bactérias, parasitas ou toxinas produzidas por microorganismos que contaminam os alimentos.

O que é rotavírus? O rotavírus é um dos principais responsáveis pelas diarréias nas crianças. Até os 3 anos de idade, quase todas elas já tiveram ao menos um contato com este vírus. As diarréias também podem ser causadas por bactérias, parasitas ou toxinas produzidas por microorganismos que contaminam os alimentos.

O primeiro ataque do rotavírus ocorre na grande maioria dos casos entre os 3 e os 24 meses de idade, quando ainda não se desenvolveram defesas efetivas contra esta infecção. O vírus se transmite de uma criança a outra através das fezes e às vezes através da saliva; seu filho pode ser contaminado na creche, numa festa de aniversário ou pelo contato com o irmão ou outras pessoas. Os sinais iniciais são vômitos e febre, seguidos de diarréia que pode perdurar por até 7 dias.

Se a gatroenterite por rotavírus não for corretamente tratada, poderá ocorrer o óbito, já que uma criança pode ficar desidratada grave com 10 a 20 evacuações diárias.

Na América Latina, de 12.000 a 15.000 crianças morrem todos os anos por gastroenterite por rotavírus.


Seu filho corre o risco de contrair rotavírus?

Seu filho pode ser infectado com rotavírus se ele levar a mão à boca após ter tocado alguma superfície que tenha ficado em contato com uma pessoa infectada. É difícil identificar se existe alguma outra criança infectada perto de seu filho, já que o período de incubação do vírus é de 1 a 3 dias e a criança expele o rotavírus até 21 dias após ter melhorado da gastroenterite.

Tendo em vista que os antibióticos não atacam as doenças causadas por vírus, as infecções de rotavírus não podem ser tratadas com eles.


Consulte o seu Médico Ainda que o seu médico não possa eliminar a infecção com um medicamento, pode prescrever soluções hidratantes para evitar a DESIDRATAÇÃO, que é o MAIOR RISCO desta infecção. Quanto mais nova for a criança, mais rapidamente poderá desidratar. Estima-se que uma em cada 20 crianças menores de três anos apresentará uma infecção por rotavírus de tal magnitude que exigirá um atendimento de urgência.

É comum uma criança infectada por rotavírus apresentar vômitos de um a dois dias. Também apresentará febre (que poderá ser alta) de dois a três dias e diarréia líquida, que poderá persistir por 3 a 7 dias. Por isto, não se assuste se o seu filho ficar doente por uma semana, já que isso é esperado. O mais importante é que durante este período a criança se mantenha bem hidratada e recebendo alimentos de forma fracionada, de modo a evitar uma redução significativa de peso.


Sinais de alerta

Se seu filho estiver com diarréia e apresentar um dos seguintes sinais típicos de desidratação, leve-o ao médico imediatamente:

• Prostração ou irritabilidade;
• Boca seca, língua seca e/ou lábios ressecados;
• Olhos fundos;
• Em bebês, uma moleira funda (deprimida);
• Não urinar ou não molhar as fraldas durante oito horas.

O que deve ser feito hoje em dia para proteger o seu filho da gatroenterite por rotavírus? Atualmente, não existem medicamentos especiais contra o rotavírus. Entretanto, oferecemos algumas recomendações úteis e práticas para evitar que o seu filho possa se infectar:

Alimente o seu filho durante os seis primeiros meses de vida com leite materno, já que isso diminui os casos de diarréia relacionada com esse vírus;

Lave as mãos antes e depois de utilizar o vaso sanitário e antes de preparar qualquer alimento. Da mesma forma, lave as mãos do seu filho, para evitar o contágio por ingestão;

Lave e desinfete todas as frutas e verduras, deixando-as escorrer para secar, evitando assim a transmissão do vírus por panos contaminados;

Utilize um só pano para secar e limpar todos os utensílios ou objetos que o seu filho possa levar à sua própria boca (pratos, talheres, mamadeiras, chupetas, brinquedos, etc).

A diarréia causada por rotavírus pode ser combatida com sais de reidratação oral. Em casos graves, deve-se hidratar a criança por via endovenosa. Nestes casos, é necessário leva-lo a um hospital ou pronto-socorro.

Caso o seu filho apresente diarréia, leve-o ao pronto-socorro ou hospital o mais rápido possível.

Veja o vídeo que está sendo veiculado na Mídia


Fonte: www.rotavirus.com.br - Mais Informações: 0800 701 22 33


About these ads

3 comentários sobre “Rotavírus – Informações Gerais para os Pais

  1. muito obg pelas informações pois estava desesperado minhas duas filhas estão internada com esses sintomas fornecido pelo site.alcidemar ramalho]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s