Reciclagem / Sustentabilidade


Entenda melhor sobre Reciclagem e Sustentabilidade.

O que é Sustentabilidade?

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:

  • ecologicamente correcto;
  • economicamente viável;
  • socialmente justo; e
  • culturalmente aceito.

Um exemplo real de comunidades humanas que praticam a sustentabilidade em todos níveis são as ecovilas.

O que é Reciclagem?

A reciclagem é termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.

O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.

O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.

O papel chamado de reciclado não é nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a não possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transformá-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de características diferentes.

Outro exemplo é o vidro. Mesmo que seja “derretido”, nunca irá ser feito um outro com as mesmas características tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia.

Já uma lata de alumínio, por exemplo, pode ser derretida de voltar ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, podendo novamente voltar a ser uma lata com as mesmas características.

A palavra reciclagem difundiu-se na mídia a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de lixo e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).

Como disposto acima sobre a diferença entre os conceitos de reciclagem e reaproveitamento,em alguns casos, não é possível reciclar indefinidamente o material. Isso acontece, por exemplo, com o papel, que tem algumas de suas propriedades físicas minimizadas a cada processo de reciclagem, devido ao inevitável encurtamento das fibras de celulose.

Em outros casos, felizmente, isso não acontece. A reciclagem do alumínio, por exemplo, não acarreta em nenhuma perda de suas propriedades físicas, e esse pode, assim, ser reciclado continuamente.

Fonte: Wikipédia

Clique nos links abaixo e confira os textos interessantes:

A água é sempre a mesma, valorize!

Água, valorize!

O banho como ritual

O que vai para a Reciclagem?

Presente responsável, futuro sustentável

Projeto Reciclagem

About these ads

18 comentários sobre “Reciclagem / Sustentabilidade

  1. parabéns adoramos..a matéria…isso nos ajudou na lição da escola….de apoio de biologia..assim quando formos pesquisar sobre natureza sabemos q podemos entrar no ESPAÇO NATURA….
    abraços ..INGRID PARIS ….CAIO FIGUEIREDO…ANA TERCIA..E DOUGLAS SILVA

  2. ola adoro ser revendedora natura esses projetos da natura sao maravilhosos bem eu gostaria muito que de poder trabalhar com voces nao somente ser revendedora mais sim mais do isso eu topo qualquer coisa para ser representante da natura se precisar conte comigo adoro as novidades e sites novos projetos assim qque podemos reconstruir um mundo melhor……para contatos msn/orkut/face/twiteer fabiana_pra@hotmail.com obrigada natura por fazer parte dessa organizaçao…..

  3. Boa Tarde,

    Sou aluna de Meio Ambiente e gostaria de saber se há na empresa uma campanha de reciclagem dos materiais usados, como por exemplo as embalagens de maquilagem e perfume.
    Fico no aguardo de um parecer.

  4. Gostaria de dar uma sugestão, como vcs estão há alguns ciclos colocando alguns perfumes antigos e tem dado certo pq são bons, seria possivel colacarem a colônia feminina (sintonia total feminina) com a mesma fragancia q foi lançada eu adorei essa colônia por ser suave discreta e muita agradavel, compro os produtos da natura desdes de 1994, ficaria muito feliz se em algum ciclo vcs colocassem essa colônia. Aguardo um retorno e muita obrigada.

  5. O trabalho ficou bom, porém faltou fechar dizendo a contribuição da reciclagem com a sustentabilidade, você poderia me ajudar nessa questão?

  6. Eu gostaria de dar uma sugestão: Sabendo que a Natura preocupa muito com o meio ambiente gostaria que voces elaborassem uma maneira para que a consultora recolha as embalagens doa clientes e devolvessem para a Fabrica, pois existem varias embalagens mesmo as de refil que eu acredito que possam ser reapreveitadas novamente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s