Higiene e Cuidados com o Rosto


O rosto é nosso cartão de apresentação principal, contendo um grande número de informações de interesse social. A face é uma zona do corpo sobre a qual os indivíduos concentram grande parte das suas preocupações estéticas, principalmente as mulheres. Muitas vezes é esquecida pelo público masculino, e acaba por sofrer muito com os danos diários da poluição, sol, radiação, estresse… Apesar disso, o quadro têm mudado de 10 anos para cá. Os números continuam a pender maioritariamente para o sexo feminino (75% da procura), mas o marido ou o namorado já começa a acumular mais produtos na casa de banho.

Stress, má alimentação, excesso de sol, fumo, alterações hormonais e poluição são alguns dos fatores que interferem negativamente no processo de renovação celular. Eles geram a produção de radicais livres e comprometem a hidratação cutânea, prejudicando a aparência. “O Brasil é um país ensolarado, mesmo no inverno a pessoa está sujeita ao sol e pode adquirir aquelas manchinhas escuras no rosto”, adverte a dermatologista Sandra Hugenneyer, da Clínica Lígia Kogos, de São Paulo.

A espessura da pele do rosto é mais fina e apresenta uma maior capacidade de absorção para qualquer produto que seja ali aplicado. A enorme concentração de glândulas sebáceas e a sua atividade são fundamentais na definição do tipo de pele: oleosa, seca ou mista. Daí parte-se para os cuidados. O sol pode deixar a pele mais grossa, uma forma de proteção que o próprio corpo cria. O filtro solar deve ser usado diariamente em qualquer área exposta, inclusive rosto e mãos. O problema é que muitas pessoas se esquecem ou não têm tempo de aplicá-lo. Daí a vantagem de muitos hidratantes e cremes antienvelhecimento conterem filtro solar. No caso das mulheres, mesmo o batom e outras maquiagens devem conter o protetor. Cremes e loções também podem combater a ação dos radicais livres, um dos principais fatores do envelhecimento da pele.

Seca, oleosa, normal ou mista? Pele seca, que tem tendência a descamar, é fina e opaca, sem brilho, os poros são pouco visíveis. Vulnerável ao surgimento de cravos e espinhas, a pele oleosa, mais espessa, tem mais brilho e os poros evidentes. Lisa e luminosa, a pele normal não possui os poros abertos e nem sofre com o ressecamento. A mista apresenta aspectos de oleosa, principalmente nas regiões do queixo, do nariz e da testa. As características de pele podem modificar conforme as alterações no tamanho das glândulas e na produção de sebo. As alterações são reguladas e modificadas de acordo com os hormônios andrógenos, que variam conforme a idade, fase do ciclo menstrual (no caso das mulheres) e até por questões emocionais. Variações climáticas, poluição, resíduos de maquiagem e suor também alteram as determinantes da pele. O fator principal para declarar o tipo de pele está nos cuidados exigidos e não na genética. O chamado «T facial» (zona que compreende os sobrolhos e que se prolonga até ao queixo) é a área mais oleosa, em que o problema mais comum é o da dermite seborréica: pele inflamada e em constante descamação.

Como conhecer seu tipo de pele?

Lave o rosto e não aplique nenhum produto por 2 horas. Então observe-se em um espelho, toque sua pele e avalie:

A principal novidade nos produtos de hoje fica por conta da maneira como as substâncias são formuladas, em microesferas que envolvem a molécula do princípio ativo e aos poucos vão se “quebrando”. Com isso, liberam a substância na pele por um tempo maior e potencializam o efeito do produto.

Nos mais jovens a acne é, sem dúvida, a maior dor de cabeça. Apesar de não ter participação na causa da acne, a dieta mostra sua influência. A acne aparece na pele devido ao aumento da secreção sebácea, associada ao fechamento da abertura do folículo piloso, dando origem aos comedões (cravos). Esta condição favorece a proliferação de microorganismos que causam a inflamação. Os médicos dermatologistas, normalmente, dividem a acne em quatro estágios bem diferenciados. O primeiro deles, apresenta apenas cravos, sem lesões inflamatórias. Já a considerada de segundo grau estabelece cravos e espinhas pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos (pústulas). Cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, que mostram maior profundidade e bem inflamadas são características do terceiro grau. Nesse estágio, a pessoa pode sentir grande sensibilidade com a pele machucada. A última fase é identificada por caracterizar-se por muita inflamação e aspecto desfigurante. Ao chegar nesse nível, só a ajuda de um profissional para resolver o problema.

Um dos efeitos negativos dos tratamentos para esta patologia é o de secar a pele. Desta forma, José Campos Lopes aconselha a que «de manhã é indispensável hidratar a pele, mas com cremes sem gordura, o que inclui também a maquilagem a usar no dia-a-dia». Esta medida estende-se aos protetores solares utilizados no Verão. Por outro lado, os produtos de lavagem são importantes na acne, porque têm exatamente o efeito de eliminar as gorduras que subsistem na pele, aliando a esse fato uma ação «desinfetante». «Anulam a agressão das bactérias que contribuem para a acne», salienta o dermatologista. Igualmente, o uso de shampoos e cremes seboreguladores hidratantes diminui a produção de sebo, o agente que provoca a inflamação da pele. Portanto, lavar bem o rosto (e esfregar as costas com uma escova macia) é certamente uma medida eficaz para diminuir o número de espinhas ou acne, pois elimina a oleosidade excessiva da pele, pode desobstruir os poros e evitar o crescimento e a dispersão das bactérias na pele.

Mas existe também o eczema, que se divide em dois grandes grupos: o eczema atópico e aquele que tem origem em causa externas, como é o exemplo da alergia ao níquel, que pode afetar, as orelhas e as pálpebras. «O eczema pode dever-se a alergia aos cosméticos, sendo incriminados os conservantes, fragrâncias ou mesmo princípios ativos», defende o nosso entrevistado. Entre os 40 e os 50 anos, é freqüente a procura do médico por outras razões: manchas de pele, sinais e, em última análise, patologias tumorais que podem eventualmente surgir. No eczema, o melhor é optar peles chamados cremes «neutros», que constituem um complemento ao tratamento médico. A descamação é melhorada pela hidratação da zona atingida, até por uma questão de conforto.

Uma rotina de cuidados básicos com a pele do rosto é necessária para minimizar os efeitos negativos sobre ela, e deve fazer parte de nossa higiene diária. Para isso, alguns passos são necessários. Tente inseri-los no seu dia-a-dia, no início poderá parecer chato ou cansativo, mas com o tempo você verá os resultados e tudo se tornará uma rotina comum. Veja:

Para os cuidados básicos, a Natura oferece várias linhas diferentes:

* A linha FACES, criada especialmente para atingir o público adolescente masculino e feminino, conta com três sub-linhas:

1. Pele Mista e Oleosa

Sabonete em Gel (desobstrui os poros e remove oleosidade)

Loção Adstringente (reduz a abertura dos poros controlando a oleosidade. Sem álcool)

Fluido Hidratante Livre de Óleo (com FPS 8 e complexo bioprotetor q protege da poluição)

Removedor de oleosidade e suor instantâneo (remove a oleosidade excessiva)

2. Pele normal a seca

Sabonete em Mousse (remove as impurezas sem ressecar)

Loção Tônica (devolve a maciez, o viço e a suavidade. sem álcool)

Loção Hidrat. de Longa Duração (com FPS 8 e complexo bioprotetor protege da poluição)

3. Pele com acne grau I ou II

Sabonete Anti-Séptico Líquido (combate a proliferação de bactérias e desobstrui poros)

Gel de Equilibrio da Oleosidade (regula o excesso de oleosidade da pele + ação anti-séptica e remoção celular)

Emulsão Secativa (reduz a vermelhidão e auxilia na cicatrização da acne).

4. Tratamento Complementar (para todos os tipos de pele)

Sabonete Esfoliante Revitalizante (elimina células mortas e devolve vitalidade à pele)

Gel Anti-fadiga para olhos (suaviza olheiras e bolsas após 30 dias de uso)

Não é aconselhável, ao utilizar os produtos da linha FACES, misturar as sub-linhas. Ou seja, se você tem pele com acne, utilize aprenas os produtos indicados para esse tipo de pele, e não os produtos para pele oleosa. Caso contrário, você pode estar prejudicando sua pele. Os únicos produtos que podem ser utilizados para qualquer tipo de pele são aqueles de tratamento complementar.

* A linha TODODIA ROSTO, criada especialmente para o dia-a-dia de qualquer faixa etária, com os seguintes produtos:

1. Hidratante para o rosto Leite (pele mista a oleosa): 24 horas de hidratação, enriquecido com minerais cálcio e magnésio que auxiliam na recuperação da camada protetora da pele.

Hidratante para o rosto Leite e Cereais (pele normal a seca): 24 horas de hidratação, enriquecido com proteínas de cereais que ajudam a formar um filme na pele, mantendo-a macia e hidratada.

2. Loção de limpeza Leite: remove as impurezas da pele sem enxagüe.

Sabonete em creme Leite: limpa com suavidade.

Esfoliante em creme Leite: esfoliação suave para uso diário.

* A linha ERVA DOCE ROSTO, criada também para o dia-a-dia de qualquer faixa etária, com a conhecida fragrância de erva doce.

1. Loção de limpeza para o rosto (alto poder de limpeza, substitui sabonete).

2. Espuma de limpeza rosto e corpo (cremosa e suave que forma filme protetor).

3. Creme Hidratante para rosto (recupera e regenera a vitalidade da pele e reduz sinais de envelhecimento. Hidratação por 24 horas)

* A linha HOMEM, para quem quer mais praticidade.

1. Fluido Facial 3 em 1

2. Sabonete Facial Esfoliante

3. Sabonete Líquido Refrescante corpo e rosto

* A linha CHRONOS TRATAMENTO BÁSICO, para quem quer mais tecnologia, um tratamento mais intenso que prepara a pele para receber a linha anti-sinais, que falaremos mais à frente.

1. Sabonete Líquido (limpa sem deixar resíduos, PH fisiológico)

2. Emulsão de limpeza (opção sem enxagüe)

3. Loção Tônica (tonifica e prepara a pele para hidratação. Com extrato de Gingko Biloba e castanha-da-índia, que melhora a microcirculação da pele).

4. Creme esfoliante de limpeza microdermoabrasão (esfoliação intensa, reduz linhas finas, usar no máximo 2 vezes por semana)

5. Máscara de hidratação intensa (com óleo de maracujá, vitamina E e glicerina vegetal, promove hidratação intensa. Usar no máximo 2 vezes por semana, pele normal a seca)

Com tantas opções de linhas e produtos, é fácil ficar confuso. Mas não se desespere: vamos lá, concentre-se no seu tipo de pele e o que você precisa. Faremos algumas recomendações pessoais… exemplos:

* Se você tem pele acneica com muitos comedões: use a linha Faces para Acne diariamente, 1 ou 2 vezes na semana use um esfoliante mais intenso (que pode ser Chronos Microdermoabrasão, se vc quer aproveitar para diminuir linhas finas; Faces Esfoliante ou Homem). Se você produz muita oleosidade e prefere uma esfoliação leve porém diária, use o esfoliante TodoDia.

* Se você tem pele muito oleosa, mas não tem comedões: use a linha Faces para oleosidade e um hidratante livre de óleo (ao contrário do que muitos pensam, a pele oleosa também precisa de hidratação). A esfoliação diária porém leve (linha TodoDia) é mais adequada.

Nas duas situações acima, se você preferir uma loção a um sabonete (tem gente que não gosta de lavar o rosto, prefere limpar com loção e algodão), pode usar a loção de limpeza TodoDia ou Erva Doce (decida pela fragrância preferida).

* Se você tem a pele normal, há muitas opções !! Use sabonete ou loção de limpeza de qualquer linha. Use loção tônica (não é adequado usar adstringente), faça esfoliação 1 vez na semana e hidratante diário (de Erva Doce é muito recomendado. Se não gostar da fragrância, opte pelo TodoDia ou Fluido 3 em 1 Homem).

* Se você tem a pele seca, é adequado usar sabonetes em mousse ou creme (Faces, TodoDia ou Erva Doce), loção tônica (Chronos ou Faces), hidratante diário (TodoDia ou Erva Doce) e uma hidratação intensa 1 vez na semana (Chronos). Cuidado com a esfoliação ! Você pode ferir sua pele, se ela já é muito seca.

No próximo post, “Higiene e cuidados com o rosto: AVANÇADO (2)”, falaremos um pouco mais de tecnologia…

Referências Bibliográficas:

CUCÉ, Luiz Carlos e NETO, Cyro Festa. “Manual de Dermatologia”, 2a. edição, Atheneu, 2001.

CAMPOS, Shirley de. “Cuidados com o Rosto”.
Publicado em http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/613

COBRA, Rubem Queiroz. “Higiene Pessoal”.
Publicado em http://www.cobra.pages.nom.br/bmp-higicorpo.html

NATURA – Bem Estar Bem: site oficial da empresa (www.natura.net)

Fonte:http://www.naturaconsultorasandra.wordpress.com

About these ads

28 thoughts on “Higiene e Cuidados com o Rosto

  1. ola, tenho 23 anos, tenho uma pele mista com poucos comedoes mas poros bem abertos!gostaria de saber qual produto mais indicado para diminuir esses poros e deixar minha pele mais uniforme!obrigado!

  2. Gostaria de receber uma ajudar,tenho 54anos uma pele muito oleosa,marcas de expresao bem acentuadas e agora umas manchas escura.
    Trabalho com publico .
    obrigada

  3. Bom dia. Sou consumidora e uso a linha todo dia rosto, sabonete, esfoliante e limpeza… Nao encontro mais para comprar, saiu de linha??… Alguém poderia me orientar qual o produto substitui??

    Aguardo

  4. Olá.
    Tenho 20 anos, e a minha pele do rosto é de oleosa para mista, aparece espinhas algumas vezes, gostaria de saber quais produtos devo usar, no momento uso sabonete, e esfoliante todo dia, porém gostaria de saber mais sobre a linha da faces e o esfoliante dermoabrasão da chronos… desde já agradeço!

  5. gostaria de saber qual tipo de creme posso usar minha pele escama muito sai muita espinha derrepente ela ficou escura e desses tempos para ca tenho percebido que saiu bastante linhas de expressao na testa nos olhos e na regiao dos labios o que eu faco nao sei me de uma resposta

  6. oi, tenho 19 anos tenho a pele do rosto mista e ultimamente tem aparecido certas manchas sera que vcs podem me ajudar…?

  7. ola,meu rosto e oleoso de vez em quando e arde muito no canto do nariz e as vezez fica escamando o q devo fazer? obrigada.

  8. Então…meu rosto é oleoso, tenho muitas espinhas e cravos, gostaria de um conselho de como limpar a péle em casa, geralmente soh lavo o rosto com sabonete e agua.

  9. Olá Melisa,
    Os dois produtos são para limpar e fazem parte do tratamento básico da Chronos (limpeza, tonificação e hidratação).
    O sabonete de limpeza deverá ser aplicado com o rosto o previamente molhado e depois de aplicado o sabonete o mesmo deve ser bem enxaguado.
    A emulsão de limpeza poderá ser aplicada com a pele seca e ser passada com algodão.

    Espero ter ajudado,
    Luiz – Consultor Natura

  10. Bom dia!!

    Gostaria de saber a diferença entre sabonete e emulsão de limpeza (linha chronos). É bom usar os dois ou posso escolher so 1? E qual seria o mais indicado?

  11. Boa tarde tenho 21 anos minha pele é bem oleosa principalmente na região do nariz. Tenho facilidade em ter cravos e somente em algumas epocas espinhas, porem quando elas saem são bem doloridas. Gostaria de saber quais seriam os produtos mais adequados para que eu possa cuidar da minha pele. Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s